Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2009.
Prezados Familiares
O Projeto Folclore Brasileiro teve sua culminância com a visita à feira de São Cristóvão, onde crianças e profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar os assuntos que foram trabalhados e enriquecer-se culturalmente com tudo que observaram.
Destacamos alguns comentários das crianças e profissionais sobre a aula – passeio:
_ “Eu gostei do lanchinho!” (Catarina – Jardim I)
_ “Eu gostei do caminhão!” (Vinícius – Jardim I) – O caminhão que Vinícius falou era feito de latinhas.
_ “Eu achava que tinha só barracas, mas me enganei, tinha cara de boi, tinha restaurantes e ônibus e um lugar para lanche.” (Marco Donato – Alfabetização)
_ “Eu aprendi que podemos reciclar e que o boi dá muitas coisas. Eu acho que a Feira dos Paraíbas não destrói a natureza”. (Victor Hugo – 3º ano)
_ “Muitos restaurantes, muitas pessoas, muitos bonés de latinhas. Eu também aprendi a reciclar não matar o boi e nem a vaca. Se quiser pode matar só para uma coisa comer, mais não ele todo só a carne.” (Rafaela – 2º ano)
_ “Eu achava que tinha só a feira, mas tinha várias coisas que não agradava, tipo: roupa,casaco e colar.” ( Ryan – Alfabetização )
“Eu aprendi que a gente pode reciclar, criar outras coisas e etc… Eu gostei de quase tudo, porque a feira não estava movimentada.( Kamila Luiza -3º ano)
Muitas crianças relataram sobre as cabeças de boi que ficam expostas na entrada de alguns restaurantes, e da importância da reciclagem. Vejam que curioso:
_ “Eu gostei da cabeça da vaca!” (Rafael – Jardim I)
_ “Eu vi muitas cabeças de boi!” (Nina – Jardim I)
_ “Gostei da cabeça de boi porque é legal!”(João Pedro –Jardim III )
_ “A gente deve reciclar e o boi pode fazer muito mais coisa que a gente imagina. Você sabe aquelas cabeças de boi que aparecem nos desenhos? Elas existem! Eles cortam a cabeça do boi, não faça isso em casa! (Lucas – 2º ano)
Dentre os comentários dos nossos profissionais, destacamos o seguinte:
“As crianças ficaram admiradas pelo tamanho do local e encantadas com as lojas de artigos nordestinos e as lojas de comidas típicas. O maior sucesso foi na hora do lanche!
Todos adoraram o queijo coalho, cocadas, biscoitos e tapiocas com recheio de coco!” (Rosane Pimenta)
Acreditamos que a participação das famílias que puderam vir a Brincar de Viver partilhar conosco momentos de alegria e brincadeiras, principalmente com as crianças mais novas, também foi muito enriquecedor para nosso trabalho. Agradecemos a participação.
Estamos começando a explorar os encantos de Monteiro Lobato e organizando a “Semana da Criança“ que acontecerá do dia 5 a 9 de outubro. Solicitamos às famílias que tiverem alguma sugestão ou material para enriquecer nosso projeto que nos enviem.
Em breve, enviaremos mais notícias!
Atenciosamente
__________________________
Brincar de Viver