Olá família,
sabemos que o verão vem trazendo um imenso calor a cada ano, sendo assim, é importante não só oferecer um espaço confortável, mas também sadio às crianças.
Achamos importante uma reflexão sobre a climatização dos ambientes:
O uso do ar condicionado deve respeitar algumas regras que levem em consideração as diversas características das crianças que estão inseridas num mesmo grupo. Em virtude disso, optamos em manter o ar ligado, prioritariamente, durante o horário do sono, onde o pico de calor é maior, para permitir um sono tranquilo e confortável.
Apesar do calor, o ar condicionado não deve ser ligado em tempo integral por dois motivos:
- É importante que em algum tempo o ambiente seja arejado, permitindo a troca do ar para diminuir a ocorrência de doenças respiratórias;
- Segundo alergistas (da faculdade de Medicina da USP) o que causa reações alérgicas em relação ao ar condicionado (além da má higiene dos filtros) é o “choque térmico”, ou seja, mudança brusca de temperatura.
Assim, procuramos deixar a criança retornar a temperatura ambiente. O ar condicionado deve permanecer desligado sempre nos períodos onde a criança troca de ambiente (exemplo: hora do banho, banho de sol, brincadeiras no pátio).
Com esses cuidados, procuramos usar o ar condicionado não de maneira integral, mas sim, em determinados períodos da permanência dos pequenos nas suas salas.
Ressaltamos que não observamos desconforto nas crianças: choro constante, suor excessivo, irritabilidade, etc…
Tenham certeza que, com esses procedimentos, estamos oferecendo um ambiente confortável e saudável. Nós, a equipe, estamos sempre atentos.
Em caso de dúvidas, estou à sua disposição.
Atenciosamente,
Estela Cohen Dana
Pediatra