Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2014.
Circular nº 19/2014
Sr. Responsável,
No mês de setembro, finalizamos o Projeto Folclore, nossas tradições e história, que foi muito rico em conhecimento para as crianças e adultos da instituição.
Diversos trabalhos de artes foram confeccionados e expostos para que as famílias também pudessem acompanhar as construções de seus filhos. Na turma do Jardim II e III, tivemos a contribuição da família do Adolfo que enviou o livro: O mais latino do folclore – Mitos da Cultura Latino Americana. O mesmo foi bastante explorado e trouxe a oportunidade de diversificar os temas do folclore que sempre são estudados.
Um dos pontos altos de aprendizagem foi à visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Alguns depoimentos dessa aula-passeio:
Professora Luciana: ¨Nosso passeio foi bastante animado! Logo na chegada, encontramos um senhor caracterizado de Luiz Gonzaga, com sanfona e tudo!
Tiramos fotos, com ele.
Continuamos andando pela feira, vimos várias barracas, em uma delas, tinham bonecos de marionetes, que foram observados com atenção! Vimos, também, cavalos em miniatura que são brinquedos bastante comuns no Nordeste, segundo a professora Luanda. Comemos um biscoito que tem o nome de pipa, no nordeste;
No museu, vimos uma estátua do Luiz Gonzaga e uma vitrola bastante antiga. Finalizamos nosso passeio, dançando com uma banda que estava ensaiando.¨
Guilherme de Medeiros do Jardim – ¨A coisa antiga foi Luiz Gonzaga, uma pessoa segurando o instrumento do Luiz Gonzaga. Comi bala de doce de leite, é gostosa!¨
As crianças do Ensino Fundamental gostaram de muitas coisas:
Ana Flor – uma boneca de roupa colorida
Leonardo – o Leco-Leco que tocou
Pedro – estátua do moço que toca sanfona
Giovanni – museu do Luiz Gonzaga
Jonathan – de dançar
João – do museu do Luiz Gonzaga e viu várias coisas interessantes lá
Fellipe- de dançar funk e Leco-Leco
A partir da 2ª quinzena de setembro, trabalhamos com o tema da Primavera, cuja culminância foi o desfile da última 6ª feira.
Agradecemos a colaboração das famílias que enviaram diversos materiais, durante esse mês, essa participação contribui significativamente para qualidade dos projetos que estão sendo desenvolvidos.